terça-feira, novembro 01, 2011

CURIOSIDADES

MISSÃO DE PESQUISAS FOLCLÓRICAS

        Em 1938, o Departamento de Cultura de São Paulo financiou uma viagem de pesquisas folclóricas, liderada por Mário de Andrade, poeta brasileiro, de grande influência no Modernismo, que ficou conhecida como Missão de Pesquisas Folclóricas.
         Essa missão tinha como objetivo visitar lugares onde as tradições culturais ainda eram preservadas, com destaque maior às músicas do norte e nordeste do Brasil.
         A Missão de Pesquisas Folclóricas era formada por Luís Saia, Martin Braunwierer, Benedicto Pacheco e Antônio Ladeira, que deixaram São Paulo em fevereiro de 1938 rumo ao Ceará, Pernambuco, Paraíba, Piauí, Maranhão e Pará.
         Com a implantação do Estado Novo no Brasil, por Getúlio Vargas e a chegada de Prestes Maia ao poder municipal, Mário de Andrade abandonou a missão, conseguindo concretizar a sua primeira etapa, a partir de cadernos, imagens, músicas e vários objetos recolhidos voltados para o folclore brasileiro.
         O acervo histórico-fonográfico do Centro Cultural de Cultura de São Paulo possui 1299 fonogramas originais da música popular tradicional, provenientes de gravações realizadas no Estado de São Paulo, entre 1937 a 1938 e gravações da própria missão realizados entre fevereiro e junho de 1938, em quatro estados do Norte  e Nordeste, totalizando 33 horas de gravação contendo, a Congada e danças diversas, apresentadas por um grupo da cidade de Lambari, em Minas Gerais.
         Os pesquisadores visitaram mais de setenta grupos e artistas musicais que ofereceram uma riqueza de gêneros daquelas regiões.
         Alguns gêneros dão maior ênfase à repetição do que outros como é o caso da música Xangô do Recife que percebe-se a manifestação do contraste da execução musical na situação regular de culto e na situação em que ocorre o trame religioso.
         A Chamada do Aricury é um canto indígena dos Pancaru, também presente neste acervo, que traz várias tendências sociais.
         Na parte dos Aboios há repetições mais curtas, tempo excessivo entre as melodias e as formas de “emissão vocal”.
         Há também a Roda Infantil com um repertório menor, apresentado de forma consistente e ao mesmo tempo variada.
         Caboclinhos e o Cabaçal são organizados em uma sequência de ritmos bem definidos, como Modinha, Valsa, etc..
         Nestas expedições a maior incidência são das manifestações de Bumba-meu-Boi e dos Cocos.
         O Boi-Bumbá de Belém do Pará possui 132 fonogramas com contrafações do samba carioca que somada a outras características do grupo apontam para o “cosmopolitismo” daquela cidade.
         Os Cocos são livres de narrativa definida e possuem diversidade musical e capacidade de expressão de fatos e sentimentos sobre a vida social.
         Outros gêneros dramáticos que compõem esse acervo folclórico são as Congadas, os Reisados e as Marujadas, um exemplo é a Barra de João Pessoa.
         Um outro recorte expressivo da Missão de Pesquisas Folclóricas são os repertórios com a presença africana no Brasil, como Xangô, Tambor de Mina, Tambor de Crioula, Babacuê e Pajelança.
         O Babaçuê e o Tambor de Mina de Belém do Pará e de São Luís mostram a incidência musical africana combinada às mudanças em marcha em solo brasileiro, buscando na escolha dos repertórios referências às origens diversas comuns no Xangô do Recife e no Candomblé da Bahia.
         A cantoria é um repertório de violeiros de Pombal e Cajazeiras na Paraíba com produções independentes e dotadas de grande poder comunicativo e valor pedagógico.

     Cabocolinho índios africanos
     31/mar/1938
     Torrelândia, João Pessoa (PB) . Fotógrafo: Luis Saia


     Os Integrantes da Missão de Pesquisas Folclóricas: 
     Martin Braunwieser, Luis Saia, Benedicto Pacheco e Antonio Ladeira
     mar/1938 
     Recife (PE) . Sem registro

     Mário de Andrade

    Roda. 07/abr/1938
    Patos (PB) . Fotógrafo: Luis Saia

     Praiá. 11/mar/1938
     Brejo dos Padres, Tacaratu (PE) . Fotógrafo: Luis Saia

       Reis de congo
      11/abr/1938
      Pombal (PB) . Fotógrafo: Luis Saia

 
    Os violeiros - Manuel Galdino Bandeira e Vicente José de Souza
    19/abr/1938
    Cajazeiras (PB) . Fotógrafo: Luis Saia

      Bumba-meu-boi 
     João Marcos Ferreira, Pedro Gomes da Silva. 08/abr/1938
     Patos (PB) . Fotógrafo: Luis Saia

    
      Côco de roda. 03/mai/1938
      Itabaiana (PB) . Fotógrafo: Luis Saia

      Caboclinhos (figura de roda) 04/mai/1938
       Itabaiana (PB) . Fotógrafo: Luis Saia

Postado por Alessandra










Nenhum comentário:

Postar um comentário